Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Especiais Amapá

Governo apresenta projeto para implantar espaço para ressocialização de apenados com bom comportamento

Objetivo é reduzir o número de internos no sistema prisional comum. Espaço, com capacidade para 150 internos, terá oficinas e hortas onde os detentos poderão trabalhar

13/11/2021 às 10h28
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal governo do Amapá
Compartilhe:
Governo apresenta projeto para implantar espaço para ressocialização de apenados com bom comportamento

Nesta sexta-feira, 12, o Governo do Amapá apresentou ao Tribunal de Justiça e ao Conselho da Comunidade de Macapá o projeto de construção de um espaço destinado para ressocialização efetiva dos apenados com bom comportamento. O local terá capacidade para 150 internos, com 17 alojamentos, refeitório, além de espaços como oficinas e hortas, onde os apenados poderão trabalhar produzindo a própria alimentação e contribuindo com o comércio local.

O objetivo de criar a estrutura é reduzir o número de internos no sistema prisional comum. A obra tem custo estimado de R$6 milhões. Atualmente, o Estado trabalha para alocar recursos que permitam iniciar a construção do prédio que será localizado no bairro São Lázaro, na Zona Norte da capital.

Segundo o juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Matos Jr, a instalação da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC) no Estado busca dar novas oportunidades aos apenados de ingressar em atividades profissionalizantes.

“Aqueles que desejam mudar de vida receberão oportunidade de ser ressocializados e garantir a segurança da sociedade. Esse é um trabalho a longo prazo, com o propósito de reconstruir as pessoas e enfraquecer o crime", explicou.

O gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos,explicou que esta é uma obra com benefícios que vão refletir na sociedade e economia do Amapá.

“Esse é um investimento que vai gerar uma redução de até 70% nas demandas penitenciárias, porque os recuperandos serão incentivados a produzir a própria alimentação, manter o local organizado e contribuir com o comércio fornecendo pães e hortaliças oriundas das atividades na assossiação", afirma.

O governador, Waldez Góes, afirmou que o estado possui três linhas de ressocialização e que esta é uma política de segurança muito importante.

“Com a implantação do sistema, é mais um passo para o fechamento das estratégias de políticas de cuidados com o apenado. O estado está intensificando a recuperação dos internos e acredito que no futuro vamos poder dizer que a política cumpriu o seu papel”, declarou.

Estado Forte, Povo Seguro

No mês de outubro, o Governo do Amapá transferiu internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) considerados líderes de organizações criminosas para um pavilhão recém-construído que segue os conceitos mais modernos em segurança prisional e possibilita maior controle por parte dos policiais penais. Os detentos serão alojados individualmente, o pavilhão permite banho de sol diferenciado e melhor controle de acesso e fiscalização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 15h45 - Fonte: ClimaTempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Sáb 33°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Ter 34°C 24°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes