Sexta, 27 de Maio de 2022
28°

Muitas nuvens

Macapá - AP

Solidariedade Amapá, Saúde

Em um ano, parceria do Estado com Hospital Albert Einstein realizou mais de 4 mil consultas via telemedicina

Atendimentos virtuais facilitam o acesso de moradores de comunidades distantes a diversas especialidades médicas

03/05/2022 às 13h58
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Compartilhe:
Em um ano, parceria do Estado com Hospital Albert Einstein realizou mais de 4 mil consultas via telemedicina

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e implementado em abril de 2021 no Amapá, o Projeto de Telemedicina é uma parceria entre o Governo do Estado e o Hospital Israelita Albert Einstein. Desde que foi posto em prática, já totaliza 4.855 consultas em sete especialidades: cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto e pediátrica, pneumologia, reumatologia e psiquiatria.

A telemedicina integra o leque de ações voltadas para a melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS). Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o projeto foi criado para aproximar médicos e pacientes através da tecnologia, facilitando a emissão de laudos, análise de exames e elaboração de diagnósticos.

Por meio do Projeto de Telemedicina, os municípios implementaram ambulatórios de especialidades médicas nas Unidades Básicas de Saúde, para ofertar consultas anteriormente disponíveis apenas na rede estadual. Dessa forma, a atenção primária à saúde desafoga as demandas das unidades estaduais e o paciente não precisa mais se deslocar entre os territórios.

A parceria tem sido indispensável para dar celeridade ao atendimento das demandas de consultas especializadas reprimidas. Está sendo fundamental, principalmente, para atender as localidades mais distantes”, completou o secretário-adjunto de atenção à Saúde, José Everton Gomes.

O atendimento médico virtual está presente nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá, Calçoene, Oiapoque, Laranjal do Jari, Pedra Branca, além de aldeias alcançadas pelo Distrito Sanitário Indígena/Amapá Norte do Pará (Dsei). Também conta com um ponto de atendimento no Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento do Hospital de Clinicas Alberto Lima (Nande/Hcal).

O Nande é um ambiente especializado em diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, com foco no diagnóstico multiprofissional do transtorno do espectro autista (TEA). Durante o atendimento, o paciente é acompanhado por um clínico geral que faz intermédio entre o especialista e o paciente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP Atualizado às 10h11 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 31°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 33°C 24°C
Qua 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes