A importância da troca de conhecimentos para fortalecer a medicina no Amapá foi destacada pelo governador Clécio Luís durante a abertura do 2º Congresso Médico Amapaense, realizada nesta quinta-feira, 30, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, propõe discussões sobre novos rumos nos atendimentos e a modernização da saúde no Amapá.
"Estamos fortalecendo a saúde pública com este evento. Os especialistas trocam conhecimento e auxiliam os nossos generalistas, médicos que atuam nas unidades de saúde do estado. Este congresso é grandioso e trará resultados no atendimento à população", ressaltou Clécio Luís.
O governador também mencionou que a gestão aposta em eventos formativos que movimentam a economia, geram negócios e promovem a troca de conhecimentos.
Durante a abertura, o evento contou com a participação virtual do médico Rafael Moraes, do Rio Grande do Sul, que, apesar de ser um dos primeiros inscritos, não pôde comparecer devido às enchentes que assolam o estado. Homenagens foram feitas a médicos que marcaram a história da medicina e do povo amapaense.
“Estudem, se dediquem, mas acima de tudo amem seus pacientes. Olhem nos olhos, cumprimentem, acolham bem, isso faz a diferença na medicina,” disse o médico ortopedista Luiz Alberto Nogueira, um dos homenageados.
Focado no fortalecimento dos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o congresso, que segue até este sábado, 1º de junho, proporciona atualização profissional por meio de debates com renomados profissionais da área médica, discutindo os avanços e desafios na promoção da saúde na Amazônia.
“Foi um desafio realizar esse evento para atualizar a capacitação médica, especialmente para colegas que atuam nas unidades básicas, nos prontos atendimentos e no interior do estado. Queremos transformar este congresso num grande evento internacional no meio da Amazônia, discutindo temas relevantes para uma melhor assistência aos povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e moradores de áreas de garimpo,” afirmou Aljerry Rego, idealizador do Congresso.
O apoio ao Congresso Médico Amapaense, que conta com mais de 500 inscritos, faz parte da política do Governo do Estado de estimular e investir na realização de grandes eventos, gerando negócios e atraindo movimentação turística e econômica no Amapá. O evento oferece uma oportunidade para especialistas compartilharem experiências com médicos generalistas que atendem nas UBSs e UPAs, nos pronto-atendimentos e nas unidades de saúde do interior.
Com cerca de 80 palestras voltadas para médicos e acadêmicos de medicina do Amapá e de outros estados, o congresso inclui mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e minicursos. O 2º Congresso Médico Amapaense acontece até este sábado, 1º, na sede do Sebrae em Macapá.