Com o apoio do Governo do Amapá, a cantora Patrícia Bastos lança seu oitavo disco, “Voz da Taba”, com shows abertos ao público neste fim de semana em Santana e Macapá. A realização e coordenação do evento são do Instituto Amazônia Criativa e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O novo álbum, "Voz da Taba", contém 12 faixas, incluindo uma colaboração especial com o renomado cantor e compositor Caetano Veloso na música "Jeito Tucuju". As influências deste trabalho são os ritmos afro-indígenas característicos do estilo de Patrícia, além de sons da Guiana Francesa, resultado de um laboratório musical que levou a artista e seus parceiros, Joãozinho Gomes, Enrico Di Miceli e Dante Ozzetti, à fronteira do Brasil com a França e Suriname.
Lançado em todas as plataformas em 2023, "Voz da Taba" completa a trilogia iniciada com "Zulusa" (2013), que ganhou o prêmio de Melhor Álbum Regional no Prêmio da Música Brasileira, seguido por "Batom Bacaba" (2016), indicado ao Grammy Latino.
Após se apresentar em cidades como Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro pelo projeto Caixa Cultural, Patrícia Bastos retorna ao Amapá com shows que contarão com participações especiais e a banda que esteve presente na gravação do álbum.
Em Santana, o show será no sábado, 13, a partir das 20h, no recém-inaugurado Cine Teatro Silvio Romero, no bairro Nova Brasília. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis na portaria.
No domingo, 14, a partir das 19h, a apresentação acontece na capital, Macapá, em um espaço aberto no Trapiche Santa Inês, às margens do Rio Amazonas. O evento contará com a participação do grupo Senzalas, que fará a abertura, além de uma feira de artesanato, praça de alimentação, pintura corporal com Yermollay Karipuna, e será finalizado pelo DJ Luiz Carlos.
A secretária de Cultura, Clícia Di Miceli, destaca a importância de fomentar e promover a cultura amapaense e o compromisso do Governo do Estado em divulgar a produção artística local.
“A artista Patrícia Bastos hoje circula o Brasil em vários palcos importantes do cenário nacional e internacional e tem se tornado uma das porta-vozes das riquezas culturais do nosso Amapá, cantando o que nós somos. O Estado reconhece esse papel importante que ela desempenha e, por isso, a decisão enquanto gestão de oferecer ao público o show ‘Voz da Taba’ em solo tucuju, uma verdadeira imersão nos ritmos, na poética e na identidade amazônida amapaense.” concluiu a secretária.
Santana (entrada franca)
Macapá (área aberta)