Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Governo do Estado lança a 7ª edição da operação Amapá Verde, focada no combate a crimes ambientais e incêndios florestais durante o período de estiagem. Pela quarta vez consecutiva, a operação será realizada em parceria com o Governo Federal.
Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a operação de 2024 se estenderá até 11 de dezembro e será dividida em 13 ciclos. Mais de 700 bombeiros participarão, e este ano contará com o uso inédito de sopradores costais para combater incêndios.
“Nos dois primeiros ciclos da operação, o Corpo de Bombeiros realizará campanhas de prevenção, orientação sobre a legislação ambiental através de palestras, reuniões com autoridades locais, instruções, treinamentos e ações de combate a incêndios florestais, com o objetivo de reduzir ao máximo as ocorrências durante a estiagem,” explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam um aumento de 159,73% nos focos de incêndio no estado em 2023, comparado a 2022, com registros subindo de 971 para 2.522.
Além do trabalho de campo, há monitoramento remoto, que detecta focos de calor usando tecnologias de satélite. Ferramentas como o Painel do Fogo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o Banco de Dados de Queimadas do INPE e o Fire Information for Resource Management System da NASA são utilizadas para este fim.
A população pode denunciar focos de queimada e incêndios criminosos em áreas de vegetação e floresta através dos telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), Defesa Civil e 190 (Centro Integrado de Operações de Defesa Social - Ciodes).