Com o objetivo de conscientizar e engajar os homens na luta contra a violência doméstica e familiar, o Governo do Amapá promoveu na segunda-feira, 12, em Porto Grande, o projeto "Homens que Protegem". A iniciativa busca sensibilizar o público masculino sobre a importância de sua participação ativa no enfrentamento das agressões contra as mulheres.
A ação, coordenada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), tem caráter contínuo e se desenvolve ao longo do ano, adotando uma abordagem preventiva, educativa e reeducativa. "Educar os homens é proteger as mulheres", destacou Suzete Sousa, coordenadora do Cram de Porto Grande, enfatizando a necessidade de capacitar o público masculino sobre o tema e criar parcerias para fortalecer o projeto.
Atividades e temas abordados
Durante o evento, os participantes foram instruídos sobre autocuidado masculino, combate à violência doméstica, feminicídio, e receberam informações detalhadas sobre a Lei Maria da Penha e outros tipos de agressões, além de suas consequências.
Everaldo Silva, de 53 anos, um dos participantes, comentou sobre a importância da iniciativa: "As informações compartilhadas abriram minha mente e reforçaram a necessidade de um cuidado especial com as mulheres. Todos os segmentos da sociedade precisam estar cientes e engajados nesse tema."
O projeto "Homens que Protegem" é mais um passo na construção de relações igualitárias e no respeito aos direitos das mulheres, refletindo o compromisso do governo estadual com a proteção e segurança das cidadãs.