A Engenho Café de Açaí, startup amapaense, transformou um investimento inicial de R$ 5 mil em mais de R$ 12 mil durante a 53ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. Em apenas sete dias, a empresa, que comercializa bebidas aromatizadas a partir do caroço do açaí, viu suas vendas dispararem.
Valda Gonçalves, CEO da startup, comemorou o sucesso: "Já alcançamos um faturamento 120% maior do que o valor investido para participar do evento. Trouxemos três variedades de nossos produtos, e as vendas estão sendo um sucesso".
A Engenho Café de Açaí é uma das várias startups presentes no Pavilhão Aquário da Inovação, que expõem soluções tecnológicas e sustentáveis durante a maior feira de negócios da Amazônia.
Entre os clientes que ficaram encantados com o produto está o empresário Miguel Nogueira, de 35 anos. Amante de café, ele estava cético quanto ao sabor da bebida feita com caroço de açaí, mas ficou surpreendido após a degustação: "Eu pensava que seria ruim, mas me enganei. O sabor é muito bom e interessante. Já entrou na minha lista de compras", afirmou.
O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, destacou a importância do sucesso da startup para a inovação no Amapá: "O volume de vendas da Engenho mostra que a inovação amapaense tem qualidade e apelo junto ao público. Embora importemos 95% do que consumimos, estamos começando a exportar tecnologia por meio dessas empresas".
A Engenho Café de Açaí surgiu em 2011 com o objetivo de encontrar uma forma sustentável de reaproveitar os resíduos das agroindústrias de açaí. Após anos de pesquisa, a startup desenvolveu uma técnica para produzir uma bebida similar ao café, utilizando os caroços da fruta, criando um produto saboroso e ecológico.
Expofeira: maior e mais sustentável
Com uma estrutura ampliada e a participação de 700 microempreendedores e 532 empresas, a 53ª Expofeira do Amapá se consolidou como a maior feira de negócios da Amazônia, oferecendo produtos e serviços de forma sustentável em seus 231 mil metros quadrados de área. O evento conta com apoio de diversas instituições, como o Ministério do Turismo, Assembleia Legislativa do Amapá e CEA Equatorial.
Mín. 25° Máx. 32°