O Instituto Federal do Amapá (Ifap) disponibilizará 694 vagas em cursos superiores para ingresso no primeiro semestre de 2025, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É a única instituição pública do estado a ofertar vagas pelo sistema do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições ocorrerão de 17 a 21 de janeiro no site oficial: acessounico.mec.gov.br/sisu. A seleção e classificação dos candidatos serão realizadas diretamente no Sisu.
As vagas estão distribuídas em 18 cursos (7 tecnológicos, 6 licenciaturas e 5 bacharelados) nos campi de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana. Confira alguns destaques:
Pelo menos 50% das vagas de cada curso são reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em instituições públicas ou escolas comunitárias conveniadas, com critérios adicionais de renda familiar, autodeclaração étnica e existência de deficiência, seguindo o último censo demográfico do IBGE.
Das vagas para ampla concorrência, 2,5% são destinadas a ações afirmativas para pessoas com deficiência. Entre os estudantes de escolas públicas, a distribuição é:
Para mais informações sobre o processo seletivo do Ifap pelo Sisu, acesse o site do instituto ou clique aqui.