O Diário Oficial da União (DOU), Seção 3, publicou nesta quarta-feira (8) o Edital nº 1/2025, que estabelece as normas para o 11º Concurso Público do Ministério Público da União (MPU). O concurso oferece 152 vagas para cargos de analista e técnico, além de cadastro reserva, distribuídas entre diversas áreas. As inscrições estarão abertas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro e podem ser feitas pelo site da FGV.
As provas objetivas e discursivas ocorrerão no dia 4 de maio, em todas as capitais do Brasil. As vagas estão distribuídas por diferentes estados, conforme o cargo, com possibilidade de nomeação para os diversos ramos do MPU e para a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Todos os cargos exigem nível superior.
A prova objetiva será composta por 80 questões, divididas em 30 do Módulo I e 50 do Módulo II. A avaliação discursiva será obrigatória para todos os cargos, exceto para o cargo de técnico do MPU/Polícia Institucional, que terá um teste de aptidão física (TAF).
O edital também prevê cotas para 20% das vagas destinadas a pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais. Os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) têm direito à isenção da taxa de inscrição.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Os detalhes completos do concurso, incluindo os cargos disponíveis, estão disponíveis no site da FGV. Os candidatos podem obter informações adicionais pelo telefone 0800-2834628 ou pelo e-mail [email protected].
Cargos previstos no Edital 1/2025: