A série especial do Governo do Amapá sobre os enredos das 10 escolas de samba para o Carnaval 2025 destaca a Boêmios do Laguinho, terceira escola a desfilar na avenida do samba, Ivaldo Veras. A apresentação acontece no dia 1º de março, das 0h10 às 1h30, no Sambódromo de Macapá.
A Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, uma das mais tradicionais do carnaval amapaense, levará para a avenida o enredo “Elogio da Loucura”, inspirado na obra homônima de Erasmo de Roterdã, escrita em 1509 e publicada em 1511. Considerado um dos textos filosóficos mais influentes do Renascimento, o livro servirá de base para um desfile carregado de simbolismo e reflexão.
Na avenida, a narrativa se desenvolverá a partir dos ideais e conceitos da obra, destacando a Deusa Loucura, figura central criada por Erasmo para conduzir sua reflexão. No desfile, a loucura será representada não como uma patologia, mas como um estado de espírito capaz de trazer alegria e inspiração. A apresentação abordará sua influência na arte, na cultura e na humanidade, culminando na maior celebração da loucura: o Carnaval!
Fundada em 2 de janeiro de 1954, a Boêmios do Laguinho tem as cores vermelho e branco e uma trajetória marcada por criatividade e inovação. A presidente da agremiação, Daiana Ronieli Santos, ressalta a importância do enredo para a comunidade.
“A Boêmios do Laguinho sempre se destacou por enredos que fazem refletir. Com ‘Elogio da Loucura’, queremos mostrar que o Carnaval é a maior celebração da liberdade, da arte e da alegria. Nosso desfile será uma ode à irreverência, à ousadia e à paixão que movem os nossos corações na avenida”, destacou.
Com um histórico vitorioso, a escola foi campeã do primeiro carnaval de rua oficial do Amapá, em 1963, e acumula 17 títulos, sendo 16 no Grupo Especial e um no Grupo de Acesso. Em 2025, a Boêmios do Laguinho busca quebrar o jejum de títulos no Grupo Especial e retomar seu lugar no topo.
"Elogio da Loucura"
Compositores: Professor Rogério Sena, Luizinho Moura e Silva Júnior
Intérpretes: Aureliano Neck e Bruno Costa
Letra:
Tá todo mundo louco...
Lá vem Boêmios!
Negra nação que me alucina
A força do samba, teu povo te chama
Laguinho és o amor da minha vida.
É loucura!
A musa inspiradora da canção
Remédio pra tristeza, a cura
Deusa que flutua na imaginação
Tá no brilho, que encanta os carnavais
Viaja em mentes geniais
Ninfa que faz gritar ... chorar, dançar
Nasce da insensatez, dá luz aos devaneios
Tá no canto do meu guará.
Me diz aí quem é “normal”?
É mera fantasia ser imortal
De médico e louco tem-se um pouco
Um desatino natural.
De pura ousadia que desafia... Ela é assim
Vai além, rompe limites
Inflama ideias, é fogo sem fim
Pulsa no coração das artes,
Nos traços do mestre a pintar
Insanamente desvenda segredos
Torna mais bonito o dom de criar
Boêmios, surge uma nova era,
Inunda a passarela,
Transborda de emoção
Numa “Pororoca” de paixão.
O Governo do Amapá investiu R$ 7,5 milhões no Desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2025, reafirmando seu compromisso com a cultura popular. O recurso, articulado pelo senador Davi Alcolumbre, foi repassado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) e distribuído entre as 10 agremiações dos Grupos Especial e de Acesso.
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Sábado, 1º de março
Com um desfile repleto de simbolismo e inovação, a Boêmios do Laguinho promete marcar o Carnaval 2025 com um espetáculo vibrante e inesquecível!