Aos 59 anos, Maria Jane Costa superou desafios e provou que é possível sorrir, mesmo diante das dificuldades. Ela está entre as 282 famílias contempladas com um lar no Habitacional Nelson dos Anjos, em Macapá, na quinta-feira (13).
Ao receber as chaves das mãos do presidente Lula e do governador Clécio Luís, Jane também ganhou um presente especial: a oportunidade de restaurar seu sorriso por meio do programa Mais Sorriso, do Governo do Amapá, em parceria com o Brasil Sorridente, criado pelo Governo Federal em 2004.
“O meu governador Clécio e o presidente Lula realizaram dois dos meus maiores sonhos em um só dia: conquistar minha casa própria e recuperar meu sorriso. Agora, vou me cuidar mais, fazer uma maquiagem e quem sabe até conseguir um emprego ou um marido”, brincou Jane.
Primeira consulta e transformação odontológica
Na sexta-feira (14), Jane realizou sua primeira consulta no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo atendida pelo protesista Walben Pereira Júnior. O tratamento inclui exames e a confecção de próteses para devolver a funcionalidade e a autoestima da paciente.
O programa Mais Sorriso foi lançado em 2023 como parte do compromisso do Governo do Estado com a saúde bucal, levando atendimento às comunidades mais distantes, como ribeirinhas, quilombolas e indígenas. A coordenadora do programa, a cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, destacou a importância da iniciativa.
“O governador Clécio considera a saúde uma prioridade. O Mais Sorriso descentraliza os atendimentos, garantindo um serviço odontológico de qualidade para a população”, afirmou Priscilla.
A nova realidade de Maria Jane
Jane representa muitas mulheres brasileiras: mãe solo, negra e chefe de família, que enfrentou vulnerabilidade social.
“Tenho 59 anos. Se eu contar que a maior felicidade que senti na vida foi agora, há dez dias, quando soube que ganharia um apartamento, ninguém acredita. Minha vida nunca foi fácil, mas agora, com casa e um novo sorriso, só tenho a agradecer ao governador Clécio”, comemorou Jane.
A coordenadora do Mais Sorriso reforçou o impacto positivo do programa na vida das pessoas.
“Ver a Jane receber sua casa e, agora, iniciar um tratamento odontológico é muito emocionante. Isso muda vidas, melhora relações e devolve a confiança”, ressaltou Priscilla.
Habitacional Nelson dos Anjos
O residencial Nelson dos Anjos é o terceiro habitacional entregue pelo governador Clécio Luís em pouco mais de dois anos, beneficiando cerca de 1,8 mil famílias. Localizado no bairro Congós, Zona Sul de Macapá, o conjunto conta com 272 apartamentos e 10 casas.
As moradias foram destinadas a famílias que viviam em área de preservação ambiental. A cerimônia de entrega das chaves contou com a presença do presidente Lula, que reafirmou o compromisso com a moradia digna.
O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 33 milhões em recursos federais e estaduais, articulados pelo senador Davi Alcolumbre.