O Governo do Amapá entregou, neste domingo (23), a reforma da Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada na Colônia Agrícola do Matapi, zona rural de Porto Grande. Essa é a 19ª instituição revitalizada pela gestão estadual, que segue avançando na modernização da rede pública de ensino.
A obra incluiu a substituição completa do telhado, forro, rede elétrica, piso e pilares, além de serviços de pintura, reparos em portas e janelas e a instalação de uma bancada de granito na cozinha. Com a renovação, os 50 alunos do ensino fundamental 2 terão um ambiente mais confortável e seguro para aprender.
“Essa entrega vai além de uma estrutura física. É um portal para o futuro, garantindo condições adequadas para a educação. Atualmente, temos quase 40 escolas com obras avançadas em todo o Amapá e outras já com recursos assegurados. Queremos que cada uma cumpra seu papel na construção do futuro do nosso estado”, destacou o governador Clécio Luís.
O investimento na reforma foi de mais de R$ 528 mil, valor que também contemplou a aquisição de novas mesas e cadeiras para alunos e professores, mobília para o refeitório, ventiladores e quadros para as salas de aula.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, ressaltou a importância da entrega para a comunidade. “Esta era uma reivindicação antiga, e é uma satisfação enorme atender essa demanda. Porto Grande se destaca na iniciação científica da rede estadual, e esse espaço renovado certamente contribuirá para o desenvolvimento de novos projetos educacionais”, afirmou.
A inauguração foi recebida com festa pela comunidade local, reunindo agricultores, transportadores, alunos e familiares. Para a estudante Emanuele Diniz, do 6º ano, a reforma representa a realização de um sonho.
“Hoje é um dia muito especial. Agora temos um espaço acolhedor e digno para estudar. Quando soube que a escola passaria por essa reforma, fiquei muito feliz, pois sempre quis estudar em um ambiente assim. Essa mudança impactará muitas vidas”, celebrou a aluna.
Também participaram da cerimônia os deputados estaduais Júnior Favacho, Diogo Sênior, Jesus Pontes e Hildegard Gurgel, além do prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes, vereadores e a primeira-dama do Amapá, Priscilla Flores.