Com o objetivo de promover mais liberdade de movimento e autonomia, o Governo do Estado, por meio do programa Reabilita Amapá, entregou na última sexta-feira (11) 31 cadeiras de banho adaptadas para crianças com paralisia cerebral, em Macapá.
A ação é coordenada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), que prevê ainda para este mês de abril a entrega de mais de 200 equipamentos de mobilidade, como cadeiras motorizadas, andadores, bengalas e outros dispositivos auxiliares.
O diretor do Creap, Charles Rodrigues, destacou o impacto social da iniciativa.
“Esse trabalho garante o direito de ir e vir. Ao oferecer esses equipamentos, o Governo promove a inclusão não apenas do paciente, mas de toda a família, que passa a participar mais ativamente da vida social, cultural e até econômica”, ressaltou.
As entregas contemplaram cadeiras de banho com assento sanitário, cadeiras em concha com encosto reclinável e cadeiras de rodas padrão para paraplégicos.
A gerente do Setor de Órtese e Prótese do Creap, a fisioterapeuta Bárbara Aguiar, explicou que os beneficiários recebem orientações sobre o uso correto e a conservação dos equipamentos, além de um acompanhamento pós-entrega.
“Realizamos uma escuta ativa após 30 dias da entrega para saber como está o uso do equipamento. Se houver qualquer problema, o paciente pode solicitar a troca. Nosso foco é garantir segurança, conforto e durabilidade”, explicou.
No início de abril, 38 equipamentos já haviam sido entregues em Laranjal do Jari, entre eles cadeiras de rodas, cadeiras motorizadas, bengalas, andadores e cadeiras de banho.
O programa Reabilita Amapá realiza a entrega de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, aparelhos auditivos, bolsas de ostomia e adjuvantes. Com dois anos de atuação, a iniciativa é referência na promoção da inclusão social no estado.
Atualmente, o Creap é a única instituição pública do Amapá que distribui cadeiras de rodas gratuitamente para a população em todo o território estadual.