O Hospital Regional de Porto Grande (HRPG) passou a contar com uma Agência Transfusional própria, implantada pelo Governo do Amapá para atender pacientes em situações de urgência e durante cirurgias eletivas. A iniciativa tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil e seguro, especialmente em casos que exigem transfusões de sangue.
"Com a instalação da Agência Transfusional, já estamos aptos a realizar transfusões dentro da unidade. Embora a agência já esteja em funcionamento, ainda não realizamos armazenamento de bolsas de sangue. O Hemoap fornece os hemocomponentes conforme a necessidade, e a transfusão é feita no hospital sempre que solicitada. Até o momento, ainda não houve acionamentos", explicou Christianne Negrão, coordenadora da Agência Transfusional do HRPG.
Esta é a primeira Agência Transfusional administrada diretamente pela Fundação de Saúde Amapaense. O fluxo transfusional já está estruturado, possibilitando a realização de transfusões tanto em emergências quanto em procedimentos cirúrgicos programados, aumentando a capacidade de atendimento do hospital.
A descentralização do serviço representa um avanço para a saúde da região, reduzindo a necessidade de transferências para a capital e proporcionando mais rapidez e eficiência nos atendimentos.
"A abertura da Agência Transfusional no Hospital de Porto Grande é um passo importante para melhorar o atendimento na região, evitando a sobrecarga de leitos para transfusão em Macapá", ressaltou Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde Amapaense.
Entre os dias 14 e 16 de abril, foram realizadas capacitações presenciais para as equipes de enfermagem, motoristas, profissionais da agência e médicos da unidade, abordando todas as etapas do processo transfusional. Hellen Bitencourt, diretora técnica do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), destacou os benefícios da ação:
"O Governo do Amapá, por meio do Hemoap, da Fundação de Saúde e do Hospital de Porto Grande, promoveu um ciclo de capacitações para a implantação da Agência Transfusional. Isso vai melhorar o atendimento da população que precisar de cirurgias ou transfusões. Com todos os profissionais capacitados, qualquer procedimento que envolva transfusão poderá ser feito no próprio hospital, o que representa um grande marco para o município, a macrorregião e o Estado", afirmou.
A Agência Transfusional é responsável por receber, preparar e realizar testes nos hemocomponentes — como concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas e crioprecipitado —, garantindo sua correta infusão nos pacientes.
O processo inclui a realização de testes pré-transfusionais (como tipagem sanguínea e prova de compatibilidade), além do armazenamento adequado dos hemocomponentes. As bolsas de sangue são fornecidas pelo Hemoap, já com todos os testes necessários realizados.
Essa é mais uma ação do Governo do Amapá e da Fundação de Saúde para fortalecer a qualidade e a segurança do atendimento público de saúde no estado.