Sexta, 28 de Janeiro de 2022
25°

Chuva fraca

Macapá - AP

Cidades Amapá

Regularização fundiária: Prefeitura busca parceria com o TJAP para legalizar moradias em áreas de periferia a custo zero

Além da adesão ao Programa Moradia Legal, a comitiva da prefeitura de Santana tratou ainda sobre futuros avanços do Programa Transformando Vidas

10/11/2021 às 14h47 Atualizada em 10/11/2021 às 14h51
Por: Dinael Monteiro Fonte: Prefeitura de Santana
Compartilhe:
Regularização fundiária: Prefeitura busca parceria com o TJAP para legalizar moradias em áreas de periferia a custo zero

O prefeito Bala Rocha, acompanhado do secretário de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Habitação – Semduh, Helder Lima, reuniu na manhã desta quarta-feira, 10, com o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo, para tratar sobre as atividades de regularização urbana e fundiária no município. A parceria desenhada entre a Prefeitura de Santana e Poder Judiciário, através da adesão ao Programa Moradia Legal, prevê, inicialmente, a entrega de certidões de posse registradas em cartório para os proprietários de 105 lotes localizados no bairro Jardim Floresta.

O Programa Moradia Legal é realizado pelo TJAP desde 2019 em parceria com as prefeituras e a Associação dos Notários e Registradores do Amapá (Anoreg) com o objetivo de simplificar o processo de oficialização da posse de terrenos residenciais para pessoas de baixa renda e, assim, garantir os direitos constitucionais como a dignidade da pessoa humana e o direito à moradia e à função social da propriedade.

Além da adesão ao Programa Moradia Legal, a comitiva da prefeitura de Santana tratou ainda sobre futuros avanços do Programa Transformando Vidas, já ativo no município, e sobre a implantação de um sistema para auxiliar o cidadão que precisa resolver débitos referentes às arrecadações do município, como IPTU, ITBU e ISS.
A idealização do sistema, de acordo com o desembargador-presidente Rommel Araújo, surgiu a partir dos resultados positivos do mutirão de audiências entre consumidores em débito e a Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, durante a realização da 16° Semana Nacional de Conciliação.

“Debatemos os projetos que temos em cooperação com o Tribunal de Justiça do Amapá, entre eles, o Programa Moradia Legal, que facilita a vida da população legalizando títulos e registrando-os em cartórios, assim como os demais programas e idealizações futuras. Então, saímos daqui otimistas com os avanços que nossos projetos terão a partir dessa conversa”, declarou o prefeito Bala Rocha.

“O Programa Moradia Legal atende à demanda social que é latente nos núcleos populacionais em situação de informalidade no nosso município, concedendo segurança jurídica aos proprietários dos imóveis, e também dialoga com as políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico porque valoriza os espaços urbanos. Temos trabalhado intensamente nesta atividade nos últimos meses e agora começamos a colher os resultados com muita satisfação”, finalizou o secretário Helder Lima.

Comunicação – Prefeitura de Santana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santana - AP
Sobre o município Notícias de Santana - AP
Macapá - AP Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva fraca

Mín. 24° Máx. 33°

Sáb 32°C 24°C
Dom 31°C 24°C
Seg 33°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes