No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), deflagrou a “Operação Dia D” e prendeu em flagrante quatro indivíduos na comunidade de Nova Jerusalém, em Mazagão, por desmatamento ilegal e transporte de madeira ilegal.
Segundo o Delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, os acusados são conhecidos na região por cometerem crimes ambientais, e três deles já haviam sido investigados anteriormente pela DEMA.
"Utilizando motosserras, eles derrubavam árvores, beneficiavam a madeira no local e a estocavam para transporte ilegal. Com informações prévias, conseguimos interceptar um veículo que transportava a madeira serrada e localizamos a área desmatada. A operação resultou na prisão em flagrante de três indivíduos por corte e beneficiamento de madeira em área pública sem licença ambiental. O motorista foi preso por transporte e armazenamento ilegal de madeira", explicou o Delegado.
Além das prisões relacionadas ao desmatamento, um dos presos tinha mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável, o qual também foi cumprido durante a operação. O Delegado enfatizou a importância das denúncias anônimas para proteger o meio ambiente, destacando o disque-denúncia: (96) 98121-2914.