Na quarta-feira, 25 de setembro, o governador do Amapá, Clécio Luís, reuniu-se com o comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Sérgio Salgueirinho, e o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Adão Carvalho, para tratar da segurança nos rios do estado. O encontro, realizado na sede do Judiciário, teve como objetivo fortalecer parcerias institucionais para melhorar a segurança aquaviária e a fiscalização do tráfego fluvial no Amapá.
Durante a reunião, o governador destacou a importância da relação entre as instituições, especialmente em temas como a gestão portuária, cargas e o combate ao escalpelamento, que ainda é um desafio para a população ribeirinha. “Oiapoque é uma grande aposta do Amapá, e estamos avançando nas relações transfronteiriças. A França vê nosso estado como uma porta de entrada para o mercado brasileiro, e precisamos garantir segurança nos nossos rios para que isso aconteça de forma eficaz”, afirmou Clécio Luís.
O vice-almirante Sérgio Salgueirinho, que não visitava o estado desde 2021, destacou o papel da Marinha na fiscalização do tráfego aquaviário e na oferta de serviços para comunidades de difícil acesso. “O povo do Amapá pode contar com a Marinha. Temos um navio para apoiar as ações do Estado, levando serviços e fiscalizando os transportes aquaviários”, ressaltou.
O presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho, celebrou a continuidade da cooperação entre a Marinha e a Justiça, que beneficia a população com medidas de segurança e programas de capacitação para o mercado de trabalho.
Ao fim do encontro, o governador Clécio Luís presenteou o vice-almirante Salgueirinho com um exemplar do Atlas Solar, publicação do Governo do Amapá que destaca o potencial do estado para a produção de energia solar.
Mín. 25° Máx. 32°