Nesta quarta-feira, 23, centenas de idosos que fazem parte de grupos da melhor idade participaram da cerimônia de abertura da 1ª Olimpíada da Melhor Idade, realizada no Ginásio Poliesportivo de Santana. O evento terá três dias de competições com modalidades adaptadas, incluindo bola ao cesto, caminhada terrestre, boliche boll, troca de coluna, acerte ao alvo, chute ao gol e voleibol adaptado.
Organizada pela Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Sandel), a olimpíada marca o encerramento do calendário oficial de competições esportivas do município. A expectativa é que mais de 200 idosos participem das provas diariamente.
Na cerimônia de abertura, a vice-prefeita Isabel Nogueira destacou a importância de valorizar os participantes: "Parabenizo os idosos por estarem participando desse momento especial. Essas competições são uma forma de homenagear quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do município, além de promover uma melhor qualidade de vida. Brinquem, divirtam-se, e que vença a melhor equipe", afirmou.
Entre as equipes participantes estão a Casa da Amizade de Santana, Vida Feliz, Academia da Saúde, Agita Santana e o Centro do Idoso. Um dos destaques do primeiro dia foi dona Maria da Conceição Vale, conhecida como "Concita", de 92 anos, que expressou sua animação em competir em todas as provas: "Eu fico cansada, mas sigo em frente. Quero participar de todos os jogos com meu time e meus amigos. Vamos lá!", declarou empolgada.
As competições da 1ª Olimpíada da Melhor Idade continuam até sexta-feira, 25.