Na tarde da última quinta-feira, 28, a Prefeitura de Santana participou da 21ª Marcha das Josy’s, evento que ocorre anualmente desde 2003 em memória da professora Josy Guimbal, vítima de feminicídio. A manifestação, além de homenagear Josy, é um marco na luta contra a violência de gênero no município.
Dados de 2023 revelam um aumento alarmante de feminicídios no país, com 1.457 casos registrados, um crescimento de 0,8% em relação a 2022. Em Santana, esforços municipais têm buscado enfrentar essa realidade por meio de legislações específicas, como:
A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Léa Soryana, destacou a importância da marcha como símbolo da resistência e compromisso coletivo. “A luta pelo fim da violência contra as mulheres é de todos nós”, afirmou.
A ativista social Ester de Paula também reforçou a urgência da causa: “A cada 2 horas e 13 minutos, uma mulher sofre algum tipo de violência em Santana. Vamos às ruas e continuaremos lutando enquanto mulheres e meninas estiverem sendo violentadas.”
A marcha contou com ampla adesão da sociedade civil, incluindo familiares de Josy Guimbal, alunos da rede municipal, representantes do Governo do Amapá e diversas instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres.