Dando continuidade à agenda itinerante da caravana Gestão Cultural na Estrada, o Governo do Amapá chegou ao município de Santana no sábado, 8 de junho. A iniciativa, que já passou por 15 cidades, tem o propósito de dialogar com fazedores de cultura e gestores municipais, orientando sobre temas fundamentais para o setor: Plano Estadual de Cultura, Sistema Municipal de Cultura, acesso à Política Nacional Aldir Blanc e participação no edital Circuito das Artes.
Conduzida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pelo Conselho Estadual de Política Cultural, a caravana busca garantir que a informação alcance artistas e produtores culturais em todas as regiões do estado, incluindo comunidades rurais.
A secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli, destacou a importância da iniciativa para descentralizar o acesso às políticas culturais.
"Chegar à 15ª plenária em Santana, um dos grandes polos culturais do estado, é motivo de felicidade. Estamos percorrendo o Amapá para assegurar que nenhum fazedor de cultura fique de fora desse projeto, promovendo um olhar abrangente tanto para as cidades quanto para as comunidades rurais. A participação desses trabalhadores é essencial para construirmos uma política cultural sólida no estado", afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cirley Picanço, reforçou a necessidade de capacitação dos profissionais da área.
"Esses diálogos têm sido fundamentais para que possamos entender nosso papel como trabalhadores da cultura. Além de buscar recursos, precisamos qualificar nossa produção cultural, fortalecendo o setor e garantindo a descentralização dos investimentos", ressaltou.
Para Benedito Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Santana, a parceria entre Estado e município é essencial para o desenvolvimento do setor.
"Esse espaço de escuta ativa, onde o Governo do Estado apresenta iniciativas para fortalecer a cultura local, é de extrema importância. É um momento de diálogo intenso e compartilhamento de conhecimentos", destacou.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Santana, Djarde Queiroz, celebrou a realização da caravana na cidade.
"Santana recebe de braços abertos essa iniciativa, que promove debates essenciais para a consolidação do nosso sistema municipal de cultura e o fortalecimento da identidade cultural santanense", afirmou.
Além do apoio à implementação do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo), a caravana também apresenta oportunidades de fomento, como a Política Nacional Aldir Blanc, que destina mais de R$ 16 milhões em seis editais, e o Edital Circuito das Artes, que incentiva a circulação de artistas amapaenses dentro e fora do estado.
A agenda itinerante do projeto Gestão Cultural na Estrada seguirá até 15 de fevereiro, quando será concluída em Macapá.