Dando continuidade às ações de segurança alimentar e apoio às comunidades vulneráveis, o Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira, 15, uma grande mobilização dos programas ‘Acolher Amapá’ e ‘Amapá Sem Fome’ no Centro de Múltiplo Uso, no município de Mazagão, distante cerca de 28 km da capital Macapá.
Coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas) e com apoio da Prefeitura de Mazagão, a ação beneficiou mais de 700 famílias em situação de vulnerabilidade com a entrega de 530 kits de alimentos e 191 kits da Primeira Infância, contendo itens como leite, arroz, feijão, café e materiais voltados ao cuidado com crianças.
Além disso, foram entregues 23 reservatórios de combustível, com capacidade entre 1 mil e 4 mil litros, destinados a 15 comunidades rurais beneficiadas pelo programa ‘Luz para Viver Melhor’, que leva energia elétrica a áreas remotas do estado.
“É com imensa satisfação que entregamos esses kits para as 11 entidades socioassistenciais contempladas no edital 2024. O ‘Amapá Sem Fome’ é o maior programa de segurança alimentar do estado e tem o objetivo de chegar a todos os municípios, com a missão de erradicar a fome no Amapá”, destacou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.
Entre as beneficiadas, está a dona de casa Roseli Santos Monteiro, de 42 anos, moradora da comunidade atendida pela Associação de Mulheres Rio Beija-Flor. Ela compartilhou como os kits aliviam a rotina da família, que vive com o benefício social do filho autista e trabalhos informais.
“Essa ajuda veio em boa hora. Eu e meu esposo nos viramos como podemos, e esse apoio do Governo faz toda a diferença. Sou muito grata por essa oportunidade”, disse Roseli.
Os reservatórios de combustível entregues irão atender comunidades ribeirinhas e rurais do sul do estado, viabilizando o armazenamento seguro de combustível utilizado para abastecer os geradores de energia elétrica do programa ‘Luz para Viver Melhor’. A iniciativa é fruto de um convênio com o Ministério da Defesa, articulado por emenda do senador Davi Alcolumbre.
“Essa parceria é de extrema importância para nossas comunidades. Muitas vezes, os moradores não tinham onde armazenar combustível com segurança. Graças ao senador Davi e ao governador Clécio, hoje Mazagão recebe um benefício valioso”, ressaltou o prefeito Chico Nó.
O fiscal do contrato, Leandro Freitas, informou que a distribuição dos reservatórios iniciará pelas áreas rodoviária e ribeirinha de Mazagão e, em seguida, alcançará Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Arquipélago do Bailique, Oiapoque e áreas indígenas ainda não contempladas com energia convencional.
“Esses reservatórios garantem o armazenamento adequado do combustível e evitam riscos ambientais. Cada unidade será patrimônio público, ficando sob responsabilidade de representantes comunitários eleitos em assembleia”, explicou Freitas.
Com ações integradas e parcerias estratégicas, o Governo do Amapá segue firme no compromisso de combater a fome, promover inclusão social e garantir dignidade às populações mais distantes do estado.